Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como fazer com que seu filho coma de tudo?

Fonte: Botõezinhos
Aqui vão algumas dicas de como fazer seu filho comer de tudo, retiradas do blog Botõezinhos ( esse blog é show!). A mamãe Rita que mora no Canadá conta como educou sua filha Bella a comer de tudo. Gostaria de ter lido essa dicas antes, mas tudo bem. Um dia a Maria Eduarda vai ver que é preciso ser saudável, ela verá que poderia ter sido menos sofrido se tivesse aprendido antes mas nunca é tarde.
Bella come de tudo, não posso reclamar.
Prova qualquer coisa que eu der para ela e sempre acaba comendo o que tem no prato. Come legumes diversos, inclusive os  verdes "assustadores", come frutas, come comida de toda e qualquer cor, não preciso esconder nada.

Onde eu acertei?

Sim, pois eu me darei crédito por tamanha aceitação em provar e comer de tudo.
Crédito meu, todo meu! E tenho muito orgulho do meu feito, pois tenho consciencia que é difícil fazer uma criança comer de tudo.

Aqui vão as minhas dicas do que fiz e como fiz com a Bella:
  • Não dê sopinha para seu bebê.
Minha dica número 1!

Se você quer que se filho coma de tudo, não dê sopinha quando ele começar a comer sólidos depois dos 6 meses. Depois que me tornei mãe, e uma mãe morando no Canadà, percebi que a maioria das crianças canadenses come de tudo e que a maioria das crianças brasileiras não querem comer nada.

Por quê?

Porque no Brasil temos o costume de dar sopinha para o bebê. Sopinha de tudo com tudo, aquelas bem gostosas que só nosssas mães sabem preparar, bem temperadinhas e cremosinhas, yum, até me deu fome! Mas que gosto têm as sopinhas? Sei lá, gosto de SOPA!

Sopa tem gosto de sopa, não tem gosto de legumes, portanto criamos o paladar do bebezinho já estimulando-o a comer comidinha gostosa e temperadinha, ao invés de papinha de legume com gosto de legume.

Verdade, não?

Portanto se você é mãe e seu filhote está a caminho das papinhas, não dê sopinha, dê papinha de legumes separados.

  • Papinha de legumes....um por um.
Quando Bella ainda estava na UTI, uma de suas pediatras me disse: "Por favor, não esqueca de começar as papinhas da Bella pelas salgadas, jamais comece pelas doces, pois quem come banana não quer comer quiabo".

Quer verdade maior que esta?
Nós sabemos que todos os entendidos sugerem que deve-se começar pela papinhas doces: maçâ, mamãozinho, bananinha e por aí vai, e a médica me abriu os olhos para o paladar do bebê, nós estragamos o paladar da criança logo cedo, sem nem nos darmos conta.

Bella começou sua aventura culinária assim, exatamente nesta ordem:
* Papinha de moranga
* Papinha de batata doce
* Papinha de abobrinha
* Papinha de cenoura
* Outros legumes como espinafre, batata, vagem, etc.
Para somente depois iniciar as frutinhas.

Eu dava 1 sabor de cada vez por 3 ou 4 dias e so entao passava para outro.

  • Varie....mas nao varie por muito tempo.
A Bella nem sempre comeu bem assim como agora, entre o primeiro e segundo ano de vida ela teve algumas fases chatas em que se recusava a comer algo, mas eu seguia tentando. Agora que ela engrenou e come de tudo eu percebi uma coisa: eu vario o cardapio, mas nao tanto assim. Por exemplo, agora ela esta na fase da saladinha, eu mudo os ingredientes, eu mudo os temperinhos e procuro variar o estilo de salada durante a semana, mas se eu variar demais e "esquecer" de um legume por uns dias seguidos, ela sempre reclama um pouco na hora de comer o legume. Vejam bem, ela come, mas preciso convence-la por alguns minutos. Nada grave, mas eh algo que notei. Porem quando dou tudo mais seguidamente, ela nao reclama nunca.


  •  Mostre que voce tambem come legumes, verduras e frutas.
 No final da ultima fase chata dela, depois que ela esteve doentinha por quase 2 semanas, ela nao queria comer nada, greve de fome mesmo, mal aceitava um arroz com feijao, muito menos legumes, mas eu e meu marido comecamos a comer na frente dela:

"Hummm, que morando delicioso, olha a mamae comendo, uau, nunca comi um morango tao bom".

Nós comiamos muito na frente dela, e nesta época ela não comia, mas notamos que ela nos observava com cuidado, e depois de 1 ou 2 dias ela dizia "Não mami, meu papá", e colocava na sua boca ligeirinho. Foi assim com o morango, com o melão, com o pepino e o tomate.

  • Brinque "se você nao comer, comerei eu"
A Bella sempre cai nesta brincadeira. Fiz isso na primeira vez que servi salada de tomate com abacate. Ela comeu e nao reclamou, mas depois de umas cinco colheradas ela finalmente percebeu o abacate e cuspiu tudo fora. Dai eu comecei a dizer " Ok, se a Bella nao quer comer, a mamae come, tudo bem", em menos de 5 segundos ela estava enchendo uma colherada e mandando ver na saladinha.

  •  Se seu filho é grandinho, tempere!
Lembro que Bella não gostava de brócolis ano passado, até o dia em que a vovó colocou salzinho na água e ferveu o  brócoli nela. A partir deste dia a Bella comecou a comer brócoli sem parar e não parou até hoje. Há dois dias ela comeu umas 10 árvorezinhas de brocolis de uma sentada só!

Portanto para criancas maiores, de uma incrementada, uma temperadinha, para deixar o alimento mais interessante ao paladar.

Bella come hoje sua saladinha apenas com azeite de oliva e bem pouquinho de sal, também coloco cheiro verde bem picadinho. Fica gostoso mas preserva o sabor dos alimentos.


  • Nao desista!
Depois que Bella completou 1 ano ela passou a ficar mais seletiva no que queria comer, ate comia algo que nao gostava muito, mas comia mais o que gostava mais. Eu nao desistia, seguia oferecendo o que ela nao gostava, nao deixava passar muito tempo sem trazer aquela comidinha de volta ao cardapio dela.

O ideal é que se comece a ensinar a crianca a gostar de frutas e verduras-legumes desde bebezinho, mas sabemos que às vezes não rola, então se seu caso for este, este conselho segue o mesmo: não desista.

Portanto, há sempre esperança para as criancas que não gostam de vegetais, mas á um trabalho diário dentro de casa, em preparar tudo fresquinho, em incentivar a criança com palavras, mas principalmente com exemplos. Nao vou mentir, salada nao é meu prato favorito, pergunte para minha mãe, mas a Bella está sendo um ótimo exemplo para o meu marido e eu, que estamos comendo muito melhor por causa dela. 

E para complementar ainda mais a sua alimentacão diaria, cortei os sucos comprados no supermercado e estou fazendo seus sucos naturais em casa. Misturo fruta, frutas com legumes e ela adora e sempre toma um copo depois do jantar.

É uma trabalheira limpar a "juicer", mas a satisfação em saber que ela esta comendo bem é maior, vale a pena passar 5 minutos lavando a suqueira.

Bella é tão boazinha que não tem medo nem de suco verde!
É tudo uma questão de criação e costume....desde cedo, portanto não desistam mamães!

Ah! Como eu queria que a Maria Eduarda fosse assim... Realmente nos ensinam muito errado aqui no Brasil, como alguém que é acostumado primeiro a comer frutinhas saborosas vai gostar de um legume puro? E as sopinhas com tudo misturado? Mas tudo bem não vou desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário